
Philip Kotler é considerado o pai do Marketing. Ele conceituou o que chamamos de Marketing, como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
Ele falou isto sobre o Marketing tradicional, aquele tipo que se vê em televisão, comerciais, jornais em papel, entre outras formas. A maneira com que as pessoas se comunicam mudou, e hoje não há outra forma de falar de Marketing sem levar em conta a internet.
Diante disso nasceu o Marketing Digital, e ele se tornou hoje a principal forma de fazer marketing – que é fazer todo o marketing no ambiente digital online.
O marketing é realizado em blogs e sites, além de motores de buscas e mídias sociais. Até mesmo o e-mail adentra através do E-mail Marketing.
É através do Marketing Digital que conseguimos os melhores processos para calcular o retorno sobre cada investimento, através de indicadores fáceis e possíveis de medir. Isso foi possível graças às métricas, que são digitais e disponibilizadas em diversas ferramentas, inclusive redes sociais.
Os conceitos principais de Marketing Digital
O marketing digital é tão repleto de ferramentas que podem ser conhecidos como um universo de conceitos e seus próprios termos e nomenclaturas. Devido a isso, será trazido aqui apenas alguns pontos:
Persona
Persona é a definição de um indivíduo fictício que reúne todas as características em comum que seu público-alvo e consumidores possuem. Através dele você pode tipificar seu comprador ideal, e personalizar o marketing para ele ou ela.
Desse jeito é possível criar ações segmentadas e direcionadas para as pessoas certas, no tempo certo, com a linguagem certa e o meio de distribuição correto.
Lead
Leads são uma chance de negócio, uma possível compra de seu produto ou serviço. Conseguir Leads significa conseguir contatos de clientes, além de outras informações pertinentes, para que você consiga identificar seus compradores e compartilhar com eles informações relevantes que o levem ao momento de compra. Isso é possível com o Marketing de Conteúdo.
Marketing de Conteúdo
É um subtipo de marketing digital, que busca através de materiais de valor, trazer reconhecido à marca e a fazer se tornar uma referência. Para isso, é necessário ajustar o texto para que chame a atenção do seu público alvo, e que o faça perceber necessidades que sequer sabiam que tinham – e que você pode supri-las.
Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma forma de convencer seu público alvo que você, ou sua marca, ou seu negócio, ou a empresa para qual você trabalha, que é a melhor opção que ele possui.
É um tipo de venda atrativa – também conhecido como Marketing de Atração – que busca trazer o cliente até você e fazer a compra. É uma tática suave, mas extremamente efetiva, pois educa o público alvo de suas necessidades, e de que você consegue supri-las.
Funil de vendas
Funil de Vendas é uma tática conhecida como Jornada do Consumidor. Esta estratégia é formada por etapas, nas quais a pessoa passa durante o processo de compra, e é possível direcionar o marketing para o estágio Funil de Vendas.
Prospecção de clientes
Esta é a primeira etapa do processo de vendas, que tem o objetivo de gerar novas oportunidade de negócio para vendedores. A ideia é saber se o perfil de clientes que a empresa está em busca ou tem se interessa em seguir adiante na venda. Também é conhecido como pré-venda, e avalia o interesse do público alvo em comprar.
Interatividade
Um dos motivos que o Marketing Digital é cada vez mais utilizado como principal estratégia de empresas ao invés de canais tradicionais é a interatividade com o público, que ocorre em tempo real.
O produto deixou de ser o foco, e agora a experiência do usuário em sua jornada de compra é o principal observado. Além disso, a interação nas mídias sociais está sendo considerada cada vez mais a maneira ideal de falar com os clientes e audiência.
Análise e mensuração
É possível fazer a análise de todas as suas ações de marketing nas mídias sociais. Diferente do marketing tradicional, o marketing digital possibilitada a implantação de indicadores, mensuração conforme, e ainda, a análise e mudança de estratégia no meio do percurso.
As ferramentas do Marketing Digital

Nenhum comentário:
Postar um comentário